Anorexia da Ética

Ps: “Anorexia da Ética” é um título de um livro que li em uma livraria, em Belo Horizonte. Vocês vão entender o motivo da escolha.”

Quando me propus a participar desse blog, disse que iria tentar retratar aquilo que eu sinto, de uma forma escrita – evidente -. Pois bem, um dado que provavelmente eu não citei quando me apresentei era de que eu gosto de assistir TV, e o texto feito pelo Ramon sobre alienação e mídia, de certa forma, me incitou a escrever sobre a liberdade de imprensa.

Todo jornalismo só é bem feito a partir do princípio da liberdade que vos é de direito. Mas e quando alguém estipula essa liberdade além do que ela realmente atinge, apenas para cravar bons números de audiência? Foi o que aconteceu dias trás e que eu disse que precisaria falar sobre, porque envolve temas que compartilho: jornalismo e religião.

Atualmente, qualquer coisa virou motivo pra que uma guerra entre emissoras se inicie, e até aqueles motivos que elas mesmas pregam ser contra. E nessas contendas algumas pessoas mostram como realmente são e já nem se importam em transparecer o lado ambicioso. Caso do Edir Macedo, imperador protestante da Rede Record. E como aqueles imperadores da antiga Grécia, age segundo seu instinto e desejo próprio, mobilizando um exército – vulgo departamento de jornalismo – para atingir seu objetivo. Mas com uma diferença: os imperadores gregos não se apoiavam à religião para justificar seus atos.

A Globo atualmente está exibindo Salve Jorge (em alusão a São Jorge, famoso mártir católico), novela tendenciosamente católica, assim como a autora Glória Perez, que a escreve. E parece que a Record mantém a postura de querer cercear do direito da autora em querer aplicar em seu trabalho a sua crença religiosa. E faz isso da pior maneira possível: utilizando de armas sujas para querer desestabilizar a concorrente, através do golpe à autora.

Para quem não tem conhecimento, há 20 anos Daniella Perez, filha de Glória, foi assassinada por Guilherme de Pádua, que foi condenado a 18 anos de reclusão, mas claro, não cumpriu integralmente. A Record decidiu dar espaço para o assassino dar a sua versão do crime, que vão contra tudo que foi decidido em tribunal. Afinal, ele não deveria ter dito tudo em juízo, porque pleitear espaços em programas depois de tanto tempo? A resposta é simples: como o dito popular “aliar a fome com a vontade de comer”, a Record aproveitou que Glória está no ar no horário nobre e com um trabalho que vai contra o protestantismo, e decidiu voltar com o assunto que ainda mexe com a autora, e que é completamente compreensível, pois nenhuma mãe esquece uma filha que partiu, ainda mais sendo da forma brutal como aconteceu.

A Record conseguiu grande audiência ao exibir a entrevista, dentro de suas possibilidades. Mas o que pensar de uma emissora que decide ferir os sentimentos de uma mãe, tentando atingir a empresa concorrente e beliscar uns pontinhos? A ética já se torna escassa nesse meio, e a sede de ambição acaba cegando. Nada que cause muito espanto, uma vez que Edir já manifestou que “sua sina é barrar os católicos”. Ainda mais sendo esses católicos concorrentes, não é mesmo?

É de se entender o desespero da Record, já que Salve Jorge já começa a dar sinais de que a Record irá passar o mesmo sufoco da época de Avenida Brasil. Não quero e não vou condenar os protestantes, mesmo que eu também seja católico, afinal eles não têm culpa do “imperador” que tem. Como disse a própria Glória em resposta: “eles se merecem”.

Enfim, escolhi esse exemplo pra retratar a realidade do jornalismo atual. Não generalizo, só espero que durante a minha caminhada até se tornar um jornalista, não tenha que me sujeitar a ter que reprimir meus valores em função da ganância.

(Caio Lucas)

6 comentários em “Anorexia da Ética

  1. Em momento algum eu, como evangélica, e meus amigos e familiares, também evangélicos, admitimos essa pessoa como Imperador! Para mim pessoas que usam a religião para se promover não merecem o título! Religião e batalha por ibope de emissoras são coisas totalmente distintas que não se deve juntar!!! O que esse tal ‘Imperador’ faz, que não eh reconhecido pelo evangélicos sérios, eh totalmente contra os princípios cristãos!!!

  2. Entendo que as leis no Brasil, são brandas e o sentido de impunidade é geral. Esse psicopata, assassino, réu confesso, 1º desferiu um forte soco no rosto de Daniella Perez,fazendo-a demaiar, quando a mesma, lhe perguntava o que estava havendo, porque a trancou de repente. Em seguida a colocou no carro de sua também psicopata mulher, a levou num local ero e, os dois juntos a mataram com requintes de perversidade, se é que existe esse termo aos assassinos. Já são perversos por si só. Fiquei com certeza decepcionado com a atitude do pai e do marido dessa tão graciosa moça. Mesmo eu sendo muito religioso, com certeza, se a Daniella fosse minha filha, esse crápula, escroto, não estaria mais entre nós para faceiro se achar celebridade e ser usado pelo crápula, sem caráter do Macedo, que fala mal de todas as religiões e forja incorporações que já tive a infelicidade de assistir. Acho que existem igrejas evangélicas sérias, bem como católicas e espíritas. Alguns membros em algumas igrejas é que denigrem a imagem. Enfim, não posso julgar, cabe a justiça injusta desse país. Uma coisa eu tenho certeza: Pádua, ainda nem começou a pagar. Quando passar ao outro lado, saberá o que é pagar ou reajustar o espírito. Vai preferir não ter nem vindo a esse plano. Espero que Deus dê a paz que Glória Perez tanto precisa nesta vida. deus abençoe a todos.

  3. Complementando: Deus abençoe a todos e dê conforto e a paz a minha querida escritora Glória Perez. Que Jesus ilumine seus caminhos e lhes dê efluvios luminosos de amor e paz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s